sexta-feira, 3 de novembro de 2017

E-Newsletter ANQEP n.º 68

Newsletter ANQEP n.º 68
outubro 2017

Novas metodologias, currículos e capacitação de equipas

Nesta Newsletter damos conta de três iniciativas que desenvolvemos, desde o final de setembro até ao final do mês de outubro, focadas na melhoria da qualificação que pretendemos proporcionar aos nossos jovens e adultos.
Seguindo uma linha cronológica, encerrámos o mês de setembro com um workshop centrado no processo em curso de implementação de qualificações baseadas em resultados de aprendizagem. Este processo iniciou-se há algum tempo atrás com a conceção de uma nova metodologia alinhada com esse propósito. Nessa altura, tinha-se a convicção de que a utilização de qualificações baseadas em resultados de aprendizagem (ou seja nas competências que o aprendente deverá ser capaz de expressar e evidenciar quando concluir a sua formação) iria revolucionar o modo como se passará a aprender e a ensinar, mas não havia ainda qualquer indício de que assim viesse a acontecer, pois a metodologia nunca tinha sido testada.
Ainda assim, avançou-se, com a noção de que esse seria o único caminho viável, não só por corresponder a diretrizes europeias em matéria de educação e formação profissional, mas sobretudo porque o mercado de trabalho assim o exigia.
Após um momento formativo, a implementação desta metodologia, em formações afetas ao setor do comércio e do turismo, ganhou corpo e avançou. Nem todas as escolas envolvidas neste processo foram bem-sucedidas e conseguiram levá-lo a bom porto. Era preciso repensar tudo, vencer barreiras e ter a coragem de fazer diferente. Mas, a grande maioria conseguiu e os resultados acabaram por comprovar a convicção de partida: o ensino e a aprendizagem baseados em resultados de aprendizagem revolucionam as escolas, transformam-nas em instituições de formação condicentes com as exigências de um mundo atual, olham para os aprendentes como pessoas que necessitam de se sentir realizadas e interligam a realidade escolar com a das empresas. Efetivamente, valeu e vale a pena, podendo estar aqui a solução para a mudança que todos sentimos fazer falta no nosso ensino.
Já em outubro, anunciámos o acrescento ao Catálogo Nacional de Qualificações de um conjunto de novas Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD) no domínio da formação financeira.
Este acrescento era um compromisso que a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional tinha desde 2013, altura em que, em conjunto com a Direção Geral da Educação e o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, trabalhou na criação de um Referencial de Educação Financeira, com o intuito de fomentar o aumento da literacia financeira de todos os cidadãos, desde tenra idade, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida.
Muito embora o referencial exista desde essa altura, a sua operacionalização nas modalidades de educação e formação destinadas a jovens e a adultos estava comprometida pela inexistência das UFCD agora criadas e disponibilizadas. Portanto, cumpre-se agora esse objetivo que a todos deverá enriquecer. Afinal, a educação deve ser capaz de produzir efeitos que nos ajudem pela vida fora. No caso concreto, a formação proporcionada por estas unidades de formação poderá ajudar-nos a melhorar a nossa compreensão dos produtos e conceitos financeiros, auxiliando-nos na tomada de decisões mais refletidas neste domínio.
Por fim, também em outubro, finalizámos o ciclo de formação deste primeiro ano de funcionamento da rede Qualifica, assegurando, em duas sessões, formação às equipas técnico-pedagógicas nos mais recentemente criados Centros Qualifica. Neste momento, toda a rede dispõe do conhecimento e do domínio das ferramentas necessárias para que se cumpram as metas e os objetivos de aumento de qualificação da nossa população adulta.
O alcance destes milestones não significa que esteja tudo feito. Em educação e formação, mais do que noutros setores, o caminho faz-se caminhando.

Gonçalo Xufre Silva
Presidente do Conselho Diretivo da ANQEP


Informática: uma paixão que veio do Irão

Depois de passar pela Cisco e pela Microsoft, Sanaz Zadegan encontra-se, atualmente, na Tekever, uma multinacional portuguesa na área das tecnologias de informação. Aos 27 anos de idade, a luso-iraniana assume funções de chefia de uma equipa que trabalha no desenvolvimento da aplicação mobile de um banco.

ANQEP: De onde surgiu o "gosto" pela informática?
Sanaz Zadegan (S.Z.):
É uma história muito engraçada! Um certo dia, ainda no Irão, com cerca de 4/5 anos, vi um filme onde dois irmãos estavam a fazer um jogo e ficaram milionários com isso. Pensei para mim mesma: "quero entrar para informática. Mãe, inscreve-me num curso!". E assim foi. Fiz o meu primeiro curso (em "DOS") com 5 anos. O professor não me queria aceitar porque era muito nova...

ANQEP: Então, foi aí que tudo começou?
SZ:
Exato. Vim para Portugal com 8 anos e foi aqui que fiz toda a minha formação. Para mim foi natural a escolha por um curso nesta área. Optei por um curso profissional porque não faria sentido estudar mais História, Biologia ou Geologia se o que eu queria era Informática e Eletrónica. Ou seja, aquilo de que gosto.

ANQEP: Terminado o 9.º ano ingressou na Escola Profissional de Setúbal...
SZ:
Nessa altura, havia dois cursos profissionais na área da informática: Informática de Gestão e Gestão de Equipamentos Informáticos. Como sabia muito de Windows e arranjava computadores e acreditava que já sabia tudo de software, decidi ir para a parte de hardware. Foi por isso que ingressei no curso profissional de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos. E gostei imenso.

ANQEP: O que mais gostou nessa formação?
SZ:
Acima de tudo, fiz aquilo que gostava durante o curso. Foi um período em que acordava de manhã e tinha gosto em ir para a escola, porque não ficava sentada a "receber" matérias e depois ia realizar os testes. Como tínhamos muita componente técnica, mantive-me sempre muito motivada.
No curso foi quase tudo novo para mim, exceto a resolução de problemas com software.

ANQEP: Encontrou algumas lacunas no curso?
SZ:
A primeira coisa que me disseram quando entrei foi: "isto é um curso profissional, não foi desenhado para entrares na faculdade". Mas como sou teimosa, achei que ia conseguir. Quando entrei na universidade notei que tinha falta de bases nas matemáticas mais avançadas.

ANQEP: Como decorreram os estágios?
SZ:
No segundo ano estagiei na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e o meu trabalho centrou-se, essencialmente, em networking. Tinha de reestruturar hardware nas redes de comunicação de computadores. Implicava trabalhar com switchers e routers.
O segundo estágio (realizado no terceiro ano do curso profissional) foi exatamente no mesmo local, mas foi um passo em frente. Tive de fazer o desenho da própria rede da Escola Superior de Educação. Por isso, tive de estudar tudo o que estava relacionado com a estrutura e com a arquitetura do networking desta entidade.

ANQEP: Quando terminou o curso, pensou em ingressar, de imediato, no mercado de trabalho?
SZ:
Não! Até porque achava que ainda havia muito mais para aprender. Tinha um grande gosto por redes e pensava em ingressar no Instituto Superior Técnico. Contudo, o meu orientador (Miguel Figueiredo) aconselhou-me a ir para a Universidade Aveiro (UA). "Lá (em Aveiro) são líderes em telecomunicações e robótica", disse-me.

ANQEP: Acabou mesmo por ir para a UA?
SZ:
Sim, ingressei na Licenciatura em Tecnologias e Sistemas de Informação. É a nova Engenharia Informática, a diferença é que tem uma nova cadeira de Física.

ANQEP: Após a licenciatura entrou no mercado de trabalho? Como foi a procura de emprego?
SZ:
Terminei o curso com uma tese na área da robótica porque era a área onde via aplicabilidade ao mundo real. Depois disso, entrei para o mestrado, só que já não conseguia estar mais numa sala de aula a ouvir matéria...
Foi num evento do Miguel Gonçalves (do movimento "Bater punho") que percebi o meu potencial. Fui a pessoa com mais propostas e tinha o fator "x", por dominar várias línguas (português, inglês e iraniano). E também por ser rapariga! Aliás, no curso profissional, numa turma de 26 alunos, eu era a única rapariga. Contudo, não foi neste evento que encontrei trabalho, visto que as propostas eram financeiramente muito baixas...

ANQEP: Então, como ingressou na Cisco?
SZ:
Foi através do Facebook. Vi que a Cisco estava a recrutar e pensei: "porque não?". Fui contactada, passei nas entrevistas e comecei um estágio de quatro meses, em Cracóvia. Foi muito bom! Ao mesmo tempo, recebi um e-mail da UA a dizer que a Microsoft estava a recrutar. Um dia antes de voar para a Polónia, recebi a oferta da Microsoft para trabalhar (como parte dos quadros), no âmbito do projeto MAC (Microsoft Academy for College Highers - um programa de futuros líderes). Fiz o estágio na Cisco, tive um mês de férias e entrei na Microsoft, desempenhando funções de Support Engineer (uma espécie de helpdesk avançado).

ANQEP: Atualmente trabalha na Tekever. Que funções desempenha no Santander?
SZ:
A Takever é uma empresa portuguesa (significa Technologies forever), que trabalha em várias áreas, todas elas ligadas às tecnologias de ponta, designadamente aos drones. Temos também um cubo no espaço - o "cubesat" - a primeira tecnologia deste género criada e produzida em Portugal.
Atualmente, sou Project Delivery Manager e giro uma equipa de 10 pessoas. Fazemos o desenvolvimento da aplicação mobile do Santander. Fomos o primeiro banco em Portugal a possibilitar o pedido de crédito pessoal a partir de uma aplicação para telemóvel, em cerca de 4-5 passos. Tudo isso foi possível graças à tecnologia da MORE (More than once run everywhere) da Tekever.

ANQEP: Qual o seu sonho?
SZ:
Ser CEO de uma empresa minha!


CEDEFOP European public opinion survey on vocational education and training

Esta publicação apresenta, em detalhe, as conclusões referentes ao primeiro inquérito de opinião subordinado à temática do ensino e formação profissionais (EFP).
Desenvolvido pelo Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional (CEDEFOP) com o intuito de perceber a opinião dos cidadãos relativamente à EFP, este questionário assentou em mais de 35 mil entrevistas, analisando elementos como a consciencialização, a atratividade, a experiência/satisfação e a eficácia/resultados da EFP na Europa.
Relativamente ao conhecimento e à perceção, o estudo revela que 87% dos inquiridos associam à EFP a "preparação para uma ocupação específica". Além disso, consideram que existe uma "forte associação" entre os ambientes da escola e do mercado de trabalho neste tipo de ensino.
No que diz respeito à atratividade, o inquérito demonstra que cerca de dois terços dos europeus (68%) têm uma imagem positiva da EFP no seu país. Para isso muito contribuem fatores como a capacidade de gerar oportunidade de emprego, a preparação para o mundo de trabalho e o ajuste às necessidades dos empregadores. Ainda assim, a maioria dos inquiridos tende a acreditar que o ensino "regular" tem uma imagem mais positiva.
O nível de satisfação dos diplomados das modalidades de EFP é, muitas vezes, superior ao do ensino "regular". Esta é uma das principais conclusões relacionadas com as experiências vivenciadas pelos formandos, designadamente ao nível das soft skills (criatividade, trabalho em equipa, entre outras). Em sentido contrário, o domínio de línguas estrangeiras, a consciência cultural e as competências na área da matemática são percecionadas como "menos efetivas".
Por último, genericamente, os cidadãos concordam que a EFP desempenha um papel importante na sociedade, sobretudo em áreas como a economia (84%), a redução do desemprego (80%) e o combate à exclusão social (78%).
Em suma, e não obstante os múltiplos desafios que a EFP encara, inerentes aos constrangimentos laborais relacionados com a (longa) crise económica, os europeus tendem a ter uma atitude positiva em relação à EFP.


Relatório de Monitorização Global da Educação - Resumo 2017/18

Este relatório, editado pela UNESCO, centra-se nas mais recentes evidências em termos de progresso mundial para o alcance das metas educacionais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
No prefácio da publicação, da autoria de Irina Bokova, Diretora-Geral da UNESCO, lê-se que hoje, 264 milhões de crianças e jovens não frequentam a escola, sendo este um problema que exige um combate de todos e responsabilização. A falta de responsabilização tem vindo a prejudicar o progresso e tem permitido que "práticas danosas se tornem parte dos sistemas educacionais". Por exemplo, refere Irina Bokova, "a falta de planos educacionais claramente desenvolvidos pelos governos pode gerar incertezas sobre os papéis, bem como significar que as promessas continuarão vazias e as políticas sem financiamento". Além disso, constata-se através deste relatório que há sobretudo prejuízo para as pessoas que já são marginalizadas, "quando os sistemas públicos não oferecem uma educação de qualidade suficiente e atores privados preenchem essa lacuna mas operam sem regulamentação".
Outro alerta que o relatório faz prende-se com métodos de responsabilização menos corretos. Nalgumas partes do mundo, os professores e as escolas estão a ser penalizados devido a fracos resultados obtidos em avaliações, "em nome de supostas tentativas de melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem".
Em suma, infere a diretora-geral da UNESCO, "precisamos de mecanismos universais mais fortes para consagrar e garantir o direito à educação e responsabilizar todos os governos pelos seus compromissos".


Educação em exame

"Educação em Exame". É esta a designação de um novo site que resulta do trabalho conjunto do Conselho Nacional de Educação, da Fundação Manuel dos Santos e do jornal Expresso.
Disponível aqui, o site pretende oferecer uma visão comparada e evolutiva do sistema educativo português, tendo por base os dados atualizados do programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) e as análises efetuadas no quadro do projeto de investigação sobre avaliação, qualidade e equidade da educação (aQeduto), conjugados com outras fontes.
De acordo com os seus autores, "desde a primeira participação nos testes PISA até à última grande avaliação, Portugal passou da cauda da OCDE para resultados acima da média dos países da organização. Esta é a história de um sucesso, mas também do muito que ainda há a fazer". Por essa razão, o site detalha o estudo PISA e lança novas questões, com pistas e informação para um debate mais aprofundado.
«Como funciona e o que nos diz "o maior teste do mundo"?», "Quem são os alunos? Como pensam e o que estudam?" e "Professores e escolas: fazem ou não a diferença?" são os três grandes blocos de questões que nos levam a descobrir muito sobre o nosso sistema de ensino.


Percursos de melhoria de competências: novas oportunidades para adultos

Com o intuito de dar a conhecer a iniciativa "Percursos de melhoria de competências: novas oportunidades para adultos", a Plataforma Europeia para a Educação de Adultos na Europa (EPALE) lançou um novo folheto informativo.
Esta ação é uma das principais propostas legislativas da Agenda para as Novas Competências na Europa (adotada pelo Conselho da União Europeia, em dezembro de 2016) e tem como ponto de partida a identificação de competências previamente adquiridas, oferecendo, posteriormente, programas de educação e formação complementares que poderão resultar em novas qualificações.
Os percursos de melhoria de competências destinam-se a empregados, desempregados ou inativos e visam proporcionar um novo começo a todos.
Editado pela Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão da Comissão Europeia, este novo suporte comunicacional pretende, também, estimular a partilha de boas práticas (através da EPALE), bem como mobilizar as autoridades públicas para a necessidade de implementarem estratégias de aplicação desta ação.


Briefing Note: Skills antecipation: Looking to the future

A antecipação das competências, necessárias para se enfrentar as mudanças que ocorrem, de modo acelerado, no nosso mundo, volta a ser tema da Briefind Note do Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional (CEDEFOP).
Na edição de outubro, este organismo dá destaque a um novo conceito ("Labour market and skills intelligence") com grande utilidade para as pessoas, as empresas e os decisores políticos no fornecimento de informação sobre as tendências atuais e futuras.
Um maior conhecimento poderá, tal como é referido pelo CEDEFOP, permitir um melhor balanço entre a oferta de competências e a sua procura e favorecer o desenvolvimento económico realizado pelos investimentos que as pessoas, os países, as regiões, os setores e as empresas fazem em matéria de competências.
Esta antecipação não pode ser vista como uma bola de cristal, capaz de predizer o futuro, mas pode identificar sinais de possíveis desequilíbrios no futuro e fornecer informação a quem tenha de tomar decisões.
Muto embora haja consciência da relevância e necessidade destes processos de antecipação, o CEDEFOP constata que os países têm-na utilizado para diferentes propósitos. Uns utilizam-na para o desenho de cursos e currículos de educação e formação profissional, outros (como Portugal) para o financiamento e alocação de estudantes. Outros ainda empregam-na nas políticas de formação do mercado de trabalho, na orientação para a carreira, para a estruturação de perfis e quadros de desenvolvimento ocupacional ou ainda para os serviços de procura de emprego e ajuste desse emprego.
Os métodos utilizados entre os países são igualmente distintos e variados, tendo todos eles pontos fortes e fracos. As melhores práticas, de acordo com a recomendação do CEDEFOP, são as que combinam elementos quantitativos com qualitativos.
Relevante será também a disseminação dos resultados obtidos e a sua apropriação por todos. O sucesso das políticas de antecipação de competências depende ainda, na opinião do CEDEFOP, do financiamento. Também aqui, qualquer abordagem tem pontos fortes e fracos: o financiamento proveniente de uma só fonte é mais vulnerável a cortes; o financiamento assegurado por várias fontes pode gerar problemas de coordenação. A chave será conseguir um financiamento sustentável.
Atendendo à complexidade desta matéria, é desejável que os Estados façam análises mais profundas e focadas, tendo o CEDEFOP um projeto de ajuda aos países. Em 2016, este organismo trabalhou com Malta e Islândia. Desde 2017 e até 2019 tem em curso estudos com a Bulgária, Grécia, Estónia e Eslováquia.


Estratégia para o Turismo 2027

Apesar dos bons resultados alcançados "importa garantir que o turismo se afirme cada vez mais como uma atividade sustentável ao longo do ano e ao longo do território", refere a Resolução do Conselho de Ministro n.º 134/2017, de 27 de setembro que aprova a Estratégia para o Turismo 2027.
Estra estratégia visa a prossecução de quatro objetivos que passam pela criação de um quadro estratégico a 10 anos para o turismo nacional, pela assunção de compromissos quanto às opções estratégicas a tomar, pela promoção de uma integração de políticas setoriais e pela atuação com sentido estratégico no presente, no curto e no médio prazo.
Como tal, a Estratégia integra vários eixos e linhas de atuação.
O eixo 3, designado "potenciar o conhecimento", estrutura-se em cinco linhas de atuação. A linha destinada à valorização das profissões do turismo e formação de recursos humanos com capacidade de resposta às necessidades do mercado contém várias tipologias, entre as quais um "programa bianual de levantamento de necessidades de formação no turismo, envolvendo diferentes parceiros, designadamente instituições de ensino, associações e entidades empresariais, de forma articulada com o Sistema de Antecipação de Necessidades de Qualificações"; "cursos, ações de formação e de capacitação destinados à qualificação de recursos humanos em Turismo, adaptados à procura e em áreas que respondam às necessidades das empresas" e "ações de reconhecimento, validação e certificação de competências dos profissionais da área do Turismo, em articulação com programas específicos como o Programa Qualifica".


Vencedores do Concurso "O meu Postal de Férias"

Foram mais de 250 as participações ao concurso "O meu Postal de Férias", organizado pela Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP).
Neste concurso, que convidava jovens do ensino profissionalizante a partilharem as experiências e competências adquiridas durante as férias escolares, Ivo Robalinho, aluno da Escola Profissional de Espinho, foi o grande vencedor, na categoria A (construção de um postal e de uma mensagem) com o relato de umas férias dedicadas ao cake design.
O segundo prémio, alusivo a uma deslocação a Bruxelas, ao abrigo do projeto Junior Achievement, coube a Natacha Macedo, da Escola Secundária Martins Sarmento. Já o terceiro foi atribuído a Cátia Ribeiro, da mesma escola, com a descrição da aplicação de conhecimentos e aptidões adquiridos no curso de Técnico de Multimédia e desenvolvidos na formação em contexto de trabalho, no decorrer de uma viagem à Suíça.
A categoria B (apenas mensagem) teve três vencedores, ex-áqueo: José Luís Martins, da Escola Secundária Martins Sarmento (com a descrição de trabalhos de fotografia e de multimédia resultantes da recolha de imagens no Algarve), Ana Rita Parreira (com o relato da experiência de housekeeping num hotel) e Gonçalo Folgado (com a descrição de umas férias "em contramão" a trabalhar no setor da hotelaria), ambos da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Grândola.
O júri deste concurso deliberou não eleger qualquer outro prémio na categoria B.
A ANQEP agradece a participação de todos os concorrentes, bem como às respetivas escolas e professores que incentivaram os alunos a partilharem as suas experiências e vivências deste modo.


Postal de Natal

Os jovens a frequentar formações de nível 4, o ensino artístico especializado e cursos de educação e formação podem participar no concurso "Postal de Natal", lançado pela Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional até ao próximo dia 13 de novembro.
Este concurso pressupõe que os jovens elaborem um postal de Natal que possa ser utilizado pelos colaboradores da ANQEP na felicitação das Boas Festas a todas as entidades ou parceiros que colaboram com esta agência.
O postal deverá ser constituído por uma imagem, desenho, fotografia, infografia ou outro elemento ilustrativo e deverá conter apenas a expressão "Boas Festas".
Para mais informações, consulte aqui o regulamento.

Novas UFCD de Formação Financeira no Catálogo Nacional de Qualificações

O Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ) passou a integrar, desde o dia 23 de outubro, um conjunto de novas Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD) que vêm operacionalizar a utilização do Referencial de Educação Financeira na educação e formação de adultos e também nas modalidades de educação e formação de dupla certificação dirigidas a jovens, quer em contexto escolar, quer de formação.
Tendo por base os temas e os subtemas definidos nesse referencial, estas novas UFCD, de 25 ou 50 horas cada, versam temáticas relacionadas com o funcionamento do sistema financeiro, a poupança, as implicações e conceitos básicos, o crédito e o endividamento, os produtos financeiros básicos e ainda o planeamento e gestão do orçamento familiar, e assumem uma natureza transversal a um conjunto de qualificações não pertencentes à área de educação e formação de Finanças, Banca e Seguros. Por esse motivo, são disponibilizadas na bolsa de UFCD dos referenciais de formação que integram o CNQ.
A criação destas UFCD surge na sequência da adoção do Referencial de Educação Financeira para a Educação Pré-escolar, o Ensino Básico, o Ensino Secundário e a Educação e Formação de Adultos que resulta de uma iniciativa do então Ministério da Educação e Ciência, representado pela Direção-Geral da Educação e pela Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), em conjunto com o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira.
Considerado um documento orientador para os docentes dos vários ciclos e modalidades de ensino e educação, este Referencial visa melhorar as competências de natureza económica e financeira, de modo a permitir aos cidadãos a tomada de decisões financeiras informadas, relativas ao planeamento de despesas e à utilização e seleção das diferentes ofertas de produtos e serviços financeiros disponíveis.
A disponibilização destas UFCD surge num momento em que se prepara a celebração de mais uma Semana da Formação Financeira (de 30 de outubro a 3 de novembro) que, este ano, abrirá com um conjunto de atividades no Agrupamento de Escolas Fernando Pessoa, tendo, como habitualmente, inúmeras iniciativas por todo o País.
Mais informações sobre esta Semana aqui.


Implementação de qualificações baseadas em resultados de aprendizagem

"Um dia de trabalho colaborativo" para responder às questões que surgem nas escolas que têm vindo a implementar as qualificações baseadas em resultados de aprendizagem. Foi assim que Gonçalo Xufre Silva, Presidente do Conselho Diretivo da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), classificou o dia 29 de setembro, ao abrir o workshop que juntou as entidades formadoras que iniciaram a fase de implementação das qualificações da área do turismo e do comércio, redesenhadas tendo em conta a metodologia dos resultados de aprendizagem.
Nesta sessão de abertura, Gonçalo Xufre Silva relembrou ainda o processo que decorreu desde o momento de desenho destas qualificações até à fase presente de aplicação num conjunto restrito de entidades formadoras.
De seguida, usaram da palavra representantes das entidades que colaboraram com a ANQEP no desenho desses mesmas qualificações.
Ana Vieira, da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, saudou a iniciativa da ANQEP ao realizar o workshop, pois "uma coisa é trabalhar-se do ponto de vista teórico e a outra é ter os operadores de educação e formação, as escolas e as empresas a reverem-se neste sistema". Aludindo, depois, às rápidas mutações que irão ocorrer no mundo do trabalho, apelou à necessidade de se rever, tão rápido quanto possível, as qualificações da área do Comércio associadas às Tecnologias da Informação e Comunicação,
Por seu turno, Joaquim Moura, da Confederação do Turismo Português, frisou a relevância deste trabalho para a "sustentabilidade do turismo" que, no seu entender, se prende com a qualificação dos recursos humanos (formação inicial e reconversão de trabalhadores provenientes de outros setores).
Ainda no período da manhã, Alda Leonor Rocha, na qualidade de consultora e formadora, teceu o ponto da situação das principais inovações no ensino e formação profissional que ocorrem na Europa, através de um glossário de práticas pedagógicas onde incorporou a aprendizagem enriquecida por tecnologias, a rotação por estações de aprendizagem, o conceito de sala de aula invertida, a gamification, a aprendizagem baseada em projetos, a metodologia de work-based learning, até chegar aos referenciais por competências. Apresentada esta panóplia de práticas, descreveu ainda o que considera serem fatores críticos de sucesso, concluindo que as "novas exigências requerem novos referenciais e novas metodologias, que requerem novos papéis, novos espaços e novos tempos".

Resultados apurados

De modo a traçar o ponto atual do processo de implementação da metodologia baseada em resultados de aprendizagem, Sandra Lameira, Diretora do Departamento de Gestão Integrada de Sistemas de Qualificação da ANQEP, deu a conhecer os resultados de um inquérito que esta agência realizou junto das 20 entidades formadoras (15 escolas secundárias e 5 escolas profissionais) envolvidas, com retorno de respostas por parte de 27 professores/formadores (correspondentes a 16 escolas). Destes, 4 declararam que a sua escola acabou por não implementar referenciais baseados em resultados de aprendizagem nos cursos profissionais e um não respondeu à questão. No que respeita a cursos objeto dessa implementação, sobressaiu o de Técnico de Animação de Turismo (11 respostas), seguindo-se, em ex-áqueo, os de Técnico de Receção Hoteleira e de Técnico de Operações Turísticas (5 respostas).
Quando confrontados com a verificação de mudanças nas práticas de sala de aula, apenas um respondeu negativamente. Os restantes (21) responderam de modo positivo, assinalando as seguintes mudanças: "aprendizagens baseadas em projetos integradores"; "co-docência"; "recurso mais frequente a métodos ativos" e "interação com a comunidade".
O mesmo número de respostas foi dado à verificação de mudanças nas práticas de planeamento pedagógico e didático, tendo sido assinaladas, entre outras, as seguintes alterações: "planificações construídas e articuladas entre disciplinas/componentes formativas"; "planificação focada nas aptidões, atitudes e resultados"; "construção de novos resultados"; "definição de atividades em função das realizações profissionais"; "construção e adequação dos critérios de avaliação/descritores" e "avaliação predominantemente formativa". Foram ainda referidas mudanças nas práticas de trabalho de equipa por parte de 18 respondentes ("maior trabalho colaborativo no planeamento", "criação de tempo comum, no horário dos professores, para articulação" e "estabelecimento de parcerias e intercâmbio com outras escolas/trabalho em rede"). Para além de todas estas, foram ainda destacadas outras mudanças, com destaque para "o aumento da motivação dos alunos", "a melhoria na comunicação e articulação entre o trabalho dos docentes" e "a maior articulação e alinhamento com a missão e os objetivos do Projeto Educativo da Escola".

Constrangimentos e desafios

No período da tarde, e após um momento de trabalho em grupo centrado nos constrangimentos e desafios, em particular relacionados com a operacionalização da metodologia e a avaliação das aprendizagens, três entidades formadoras partilharam as suas experiências.
Ana Cláudia Cohen, do Agrupamento de Escolas de Alcanena, esclareceu que tudo começou com a convicção de que "o sucesso é um direito de todos os alunos", sendo o professor "o ponto de partida para a explicitação do caminho que o aluno acaba por fazer". Logo, ao abrigo desta nova metodologia, "é o aluno que toma decisões, que gere e planeia o seu trabalho e que se auto avalia". No que respeita à avaliação, esclareceu, "não podemos fazer coisas diferentes e avaliar do mesmo modo". Por esse motivo, a escola criou instrumentos e deu uma maior valorização à dimensão formativa da avaliação. Inovador foi ainda o que a docente designou por "perfil de risco" que ajudou a sinalizar e a evitar, por exemplo, situações de abandono escolar.
O sentimento de que "valeu a pena" foi o que mais sobressaiu da experiência do Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus, pelas palavras de Deolinda Ferreira e Cesário Matos. Depois de replicada pelos docentes da escola a formação que havia sido dada pela ANQEP, houve boa adesão e no final até se concluiu que "foi benéfica para a escola e para os alunos. Começámos com 20 alunos e terminámos com 25!".
Na Escola Técnica Profissional da Moita (ETPM) o projeto tem sido desenvolvido com o Grupo Pestana, uma entidade empregadora parceira da escola, partindo do "perfil do aluno como cidadão", um projeto que a escola tem vindo a adotar focado nas competências essenciais para se viver e aprender no século XXI.
De modo a responder aos anseios do parceiro empresarial, "tentámos que a equipa técnica fosse, por inteiro, do Grupo Pestana", explicou o docente Guilherme Rocha, da ETPM. Este grupo selecionou então os seus sete melhores profissionais que acompanham os alunos envolvidos no projeto. A metodologia permitiu ter uma linguagem mais alinhada com a empresa e favoreceu a focagem nos objetivos de aprendizagem. Mas, para além disso, muitas outras alterações ocorreram na escola: houve uma reconstrução curricular (ao nível do perfil e matriz curriculares, nos instrumentos de planificação, monitorização e avaliação), uma nova metodologia de ensino e aprendizagem (baseada em projetos e com oficinas de aprendizagem) e até outra gramática escolar (ao nível dos horários, ambientes de aprendizagem, do professor para a equipa pedagógica e até na relação com a comunidade global aprendente).
No encerramento dos trabalhos, Ana Cláudia Valente, Vogal do Conselho Diretivo da ANQEP, não pôde deixar de sublinhar a responsabilidade da ANQEP em "em abrir espaços para que as coisas aconteçam", tal como aconteceram nestas escolas.


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A Escola Secundária Marques de Castilho (ESMC) comemorou, a 17 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação 2017 com uma mostra e um concurso de sopas. Os eventos contaram com a participação de 16 turmas, cada qual representada com a sua sopa. A turma vencedora foi a do 10.º C2, tendo tido  ...
Projeto da Escola Básica da Torre distinguido com prémio de Boas Práticas
O projeto de Reflexão para a Intervenção na Formação e Integração de Adultos (RIFIA), desenvolvido na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos da Torre, foi distinguido com o prémio "Boas Práticas 2017", da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação.O Programa Erasmus+  ...
Conceber ou melhorar uma qualificação conjunta de educação e formação profissional
Melhorar a empregabilidade dos jovens e contribuir para o desenvolvimento de uma força de trabalho altamente qualificada da qual as empresas também possam usufruir é um dos objetivos da candidatura que foi lançada, no dia 14 de outubro, de apoio à reforma de políticas, centrada em qualificações  ...
"The Image Conference"
A Associação Portuguesa de Professores de Inglês (APPI) e o escritor e conferencista internacional Kieran Donaghy coorganizaram, nos dias 13 e 14 de outubro, na Escola Secundária Eça de Queirós, em Lisboa, a 6ª edição da Conferência de Imagem - "The Image Conference". Este evento é um projeto  ...
Showroom 2017 em Amares
A 2.ª edição da Mostra de Oferta Formativa - Showroom  2017 realizou-se na Galeria de Artes e Ofícios de Amares, na Praça do Comércio em Ferreiros, no dia 12 de outubro.Esta mostra foi promovida pelo Programa de Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS 3G) da associação  ...
Projeto STEP1: edição 2017/2018
A Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) organizou, durante o mês de outubro, cinco workshops de informação e sensibilização sobre o projeto STEP1 a escolas com ensino profissional.Esta iniciativa, que conta já com três edições, consiste num  ...
Europass distingue alunos e docentes da EPSM
Quatro jovens (Bernardo Fragoso, Valter Azenha, Sara Pereira e Iara Santos) e três professores (José Carvalho, Vera Figueiredo e Sílvia Fernandes) da Escola Profissional de Salvaterra de Magos (EPSM) receberam, no dia 10 de outubro, o seu Europass, graças à sua participação, em abril deste  ...
Escola Profissional distinguida em concurso internacional
Com o projeto "Qualificador de Resíduos do setor oleico na produção de biocombustíveis e bioadsorventes para remoção de metais pesados de águas contaminadas", a EPTOLIVA - Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil foi distinguida, na modalidade de sustentabilidade, com uma menção  ...
Por uma educação e formação profissional eficaz e de qualidade
Com o intuito de reforçar a empregabilidade e a realização pessoal dos formandos e, deste modo, contribuir para o desenvolvimento de uma mão-de-obra altamente qualificada e competente, capaz de dar resposta às necessidades do mercado de trabalho, a Comissão Europeia adotou uma proposta de  ...
Promover o envelhecimento ativo
Os Estados-Membros da Comissão Económica da Região Europa das Nações Unidas (UNECE, na sigla inglesa) aprovaram a Declaração de Lisboa, com a estratégia para os próximos cinco anos para promover o envelhecimento ativo. Adotada na IV Conferência Ministerial da UNECE sobre  ...
Validação de competências ECVET
Dois docentes da Escola Profissional FORAVE iniciaram o segundo ano do projeto Erasmus+  "ECWORK-ECVET for work-based learning"  numa reunião com todos os parceiros, entre os dias 19 e 20 de setembro, em Bilbao, Espanha. Escolas profissionais, empresas de formação e  ...
Orientação profissional de jovens vulneráveis e em risco
Jovens vulneráveis e em risco constituíram o público-alvo do projeto Professional Orientation of Vulnerable Young People (PROVYP) que decorreu entre setembro de 2015 e setembro de 2017, envolvendo dez entidades de 8 países da União Europeia (Espanha, Lituânia, Chipe, Alemanha, Itália,  ...
Psicologia e Orientação em Contexto Escolar

A Direção-Geral da Educação e a Ordem dos Psicólogos Portugueses vão dinamizar, nos dias 3 e 4 de novembro, o V Seminário - Psicologia e Orientação em Contexto Escolar.
Os trabalhos irão decorrer no Auditório da Faculdade de Medicina Dentária, em Lisboa e destinam-se, entre outros, a psicólogos (designadamente dos Centros Qualifica), estudantes e investigadores desta área.
A educação inclusiva será o tema em foco no primeiro dia, composto por várias conferências e por sessões temáticas (que incluem diversos ateliers), reunindo um conjunto de peritos nacionais e internacionais.
Também nestes moldes, o segundo dia de trabalho irá abordar os desafios do ensino profissional e da educação, os reptos inerentes ao desenvolvimento da carreira, bem como os contributos da psicologia escolar na flexibilização curricular.


Processos de verificação EQAVET: formação de peritos externos

Capacitar peritos externos para o desenvolvimento de processos de verificação de conformidade dos sistemas de garantia da qualidade implementados por operadores de educação e formação com o Quadro Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissionais (EQAVET) é o objetivo da formação que será assegurada pela Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), em novembro.
A formação incidirá nas características-chave do Quadro EQAVET; na caracterização do processo de verificação de conformidade; nos procedimentos associados; nos critérios de verificação dessa conformidade; nos resultados do processo e ainda em aspetos operacionais associados à utilização da plataforma EQAVET.
A formação repartir-se-á por três sessões, cada qual com a duração de um dia e destinada a um máximo de 45 participantes. A primeira sessão (dia 8 de novembro) terá lugar na Escola Profissional CIOR, em Vila Nova de Famalicão. As 2.ª e 3.ª sessões decorrerão dias 14 e 23 de novembro, ambas em Lisboa, na Escola Secundária Fonseca Benevides.
Todos os participantes integram a bolsa de peritos constituída a partir das propostas apresentadas por instituições de ensino superior que estabeleceram um protocolo com a ANQEP para este efeito.


Conferência de aprendizagem entre pares sobre o impacto dos QNQ

O que seria perdido se o seu país não tivesse um Quadro Nacional de Qualificações (QNQ)? Para quem, como e em que condições os QNQ fazem a diferença? Que tipo de evidências estão atualmente disponíveis para fornecer informações sobre os impactos dos QNQ quer a nível europeu, quer a nível internacional?
Estas e outras questões estarão em debate na conferência de aprendizagem entre pares sobre a questão do impacto dos QNQ, organizada pelo Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional (CEDEFOP), em cooperação com a Comissão Europeia e a Quality and Qualifications Ireland (QQI), que decorrerá em Salónica (Grécia), nos dias 9 e 10 de novembro.
O principal objetivo do evento é permitir que os decisores políticos e os profissionais troquem experiências e discutam sobre o impacto e os desafios da implementação dos QNQ.
Recorde-se que antes de 2005, os quadros de qualificações estavam apenas em vigor em três países europeus - na França, na Irlanda e no Reino Unido.
Até 2017, os quadros nacionais foram introduzidos por 39 países.


Estratégia nacional de competências em construção: fase de ação

O 2.º workshop da fase de ação da Estratégia Nacional de Competências irá realizar-se no dia 10 de novembro, no Convento de S. Francisco, em Coimbra.
Este segundo encontro, dinamizado pela OCDE, em articulação com a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional e a autarquia local, irá envolver um conjunto alargado de especialistas e entidades, com o intuito de proceder ao balanço do atual sistema de educação e formação de adultos.
Nesta sessão de trabalhos serão também abordadas as várias perspetivas que visam o aperfeiçoamento de políticas e práticas, em áreas como a governança, o financiamento, a qualidade/relevância da oferta e o alargamento da procura formativa.
A Estratégia Nacional de Competências é um projeto que se encontra em curso em Portugal, desenvolvido em parceria com a OCDE e com a Comissão Europeia, que tem como objetivo desenvolver uma estratégia integrada, participada e sustentável de educação e formação no nosso país. Prevê-se que a fase de ação fique concluída no primeiro trimestre de 2018.


"Turismo Criativo e Sustentável - O futuro do Oeste"

Promover o empreendedorismo jovem ao nível do turismo, fomentando a criação de ideias e de negócios inovadores e sustentáveis na região do Oeste e envolvente, é o objetivo geral do concurso de ideias "Turismo Criativo e Sustentável - O futuro do Oeste", cuja receção de candidaturas decorre até 15 de novembro.
Em termos de objetivos específicos este concurso visa: criar uma oportunidade para que os jovens possam transformar uma ideia num negócio; incentivar os jovens a apresentarem projetos inovadores e viáveis com aplicabilidade na região; potenciar na comunidade local a inserção de novas empresas criativas, inovadoras e sustentáveis; e afirmar a identidade, diversidade e história da região e das empresas.
Este concurso tem como público-alvo jovens do ensino secundário, profissional, de cursos de educação e formação, de formações pós-secundárias e universitárias que tenham uma ideia de negócio e a queiram ver consubstanciada.
Os jovens empreendedores têm de, obrigatoriamente, cumprir um dos seguintes requisitos: ter idade compreendida entre os 15 e os 25 anos ou ter terminado um ciclo de ensino, no máximo, até há um ano.
São admitidos a concurso trabalhos individuais ou em grupo (até 4 elementos).
O concurso de ideias "Turismo Criativo e Sustentável - O futuro do Oeste" é uma iniciativa da Óbidos.Com -  Associação Empresarial do Concelho de Óbidos.
Para mais informações e inscrições aceda aqui.


4.ª edição do Lisboa Games Week

Aquele que é o evento das novidades, lançamentos e antestreias dos títulos mais aguardados e dos dispositivos de última geração (Lisboa Games Week), chega, de 16 a 19 de novembro, à FIL, em Lisboa, com um vasto programa de atividades e animações, do qual se destaca, para as escolas, o "LGW Serviço Educativo".
Este serviço consiste numa plataforma que tem como missão a execução de um programa de workshops, palestras e apresentações para escolas, desde 2.º ciclo do ensino básico até ao ensino superior.
Estarão patentes mostras de atividades lúdico-pedagógicas. De entre estas salienta-se a construção de robôs e oficinas de programação e a integração de jovens criadores nacionais em estúdios internacionais.
Os conteúdos são da responsabilidade da Direção-Geral da Educação/ Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE), do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa e do Projeto Indie Dome, com o apoio da Universidade do Minho, da Playstation Talents e da RubberChicken Games.
Aceda aqui ao programa do auditório, do qual se destacam as sessões para escolas.


Semana ALV 2017

Com o intuito de contribuir para o debate, reflexão e conhecimento de políticas e práticas de aprendizagem ao longo da vida (ALV) em Portugal, irá realizar-se, entre os dias 20 e 24 de novembro, a Semana ALV 2017.
Um conjunto ações a desenvolver localmente (designadas de Atividades Locais), com o intuito de promover a ALV, bem como de dissolver as barreiras existentes entre os diversos tipos de aprendizagem, e a atribuição de uma distinção - o Prémio Semana ALV -, que visa distinguir boas-práticas nesta área, são apenas dois dos motivos de interesse desta iniciativa.
O pontapé de saída das atividades irá ocorrer no dia 20 de outubro, no Grande Auditório do ISCTE, com a realização o Encontro Semana ALV 2017. A educação e formação de adultos no mundo digital e o acesso à educação inclusiva e equitativa são alguns temas em destaque desta sessão, destinada sobretudo a profissionais da área.
Dinamizada pela associação O Direito de Aprender, em parceria com a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), entre outros organismos, a Semana ALV 2017 irá coincidir, pela primeira vez, com a Semana Europeia de Aprendizagem ao Longo da Vida (LLL Week) e com a Semana Europeia da Formação Profissional (VET Skills Week).
Mais informações aqui.


Previsões sobre oferta e procura de qualificações

A rede Skillsnet do Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional (CEDEFOP) tem em agenda, nos dias 23 e 24 de novembro, mais um workshop técnico relativo aos estudos prospetivos de antecipação de oferta e procura de competências.
Reunindo, em Salónica, peritos e profissionais afetos a esta área, o CEDEFOP espera, neste evento, validar os resultados finais das projeções atualizadas; debater ideias acerca das sensibilidades inerentes às projeções de referência e ainda discutir o processo metodológico que visa uma desagregação mais pormenorizada das profissões. Faz ainda parte do programa deste evento a apresentação da investigação levada a efeito pela Fundação Europeia para a Melhoria das Condições de Vida e de Trabalho (EUROFOUND) no que respeita ao setor industrial na Europa, com uma análise do seu impacto para o emprego nos cenários futuros e, entre outros assuntos, um diálogo sobre modos alternativos de apresentação de resultados através do site Skills Panorama.


Aprendizagem a distância para prisioneiros estrangeiros

Durante dois anos (2016 e 2017), quatro entidades trabalharam em conjunto ao abrigo de um projeto que estudou oportunidades de aprendizagem a distância para prisioneiros estrangeiros.
Os resultados desse projeto serão agora dados a conhecer na conferência final do projeto FORINER, que terá lugar no dia 28 de novembro, em Bruxelas.
Ao todo foram desenvolvidos e testados 15 projetos-piloto de formação a distância dispersos pela Europa, envolvendo, numa fase inicial, 36 estudantes prisioneiros. Todos os prisioneiros efetuaram uma formação que foi organizada e planificada nos seus países de origem e ministrada nas suas línguas maternas em estabelecimentos prisionais de países estrangeiros.
O apoio motivacional, o acompanhamento de todo o processo formativo e os efeitos nos formandos foram alguns dos aspetos abordados no projeto.
A conferência tem como destinatários decisores políticos, educadores e formadores, membros dos serviços prisionais e organizações não governamentais que trabalham no campo dos direitos humanos, na inclusão social e da igualdade.


ReferNet annual plenary meeting 2017

A cidade de Salónica, na Grécia, vai acolher, nos dias 29 e 30 de novembro, a reunião plenária anual do 15.º RefereNet, numa organização do Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional (CEDEFOP).
Esta reunião terá como objetivo informar sobre os últimos desenvolvimentos das políticas de educação e formação profissional na União Europeia, preparar o plano de trabalho para 2018 e trocar experiências sobre o processo de validação.
Os relatórios de políticas de educação e formação profissionais, o inquérito de opinião sobre a educação e ensino profissional nos Estados-Membros, a sua terminologia e a otimização da divulgação de informações relevantes nesta matéria serão alguns dos tópicos da agenda do encontro que irá utilizar vários modelos, tais como o intercâmbio de conhecimentos, a avaliação por pares, as oficinas práticas e uma reflexão conjunta.
A reunião plenária receberá os 30 parceiros no âmbito do Acordo de Parceria-Quadro 2016-2019, bem como os representantes nacionais da ReferNet, estando este evento ligado à Semana Europeia da Formação Profissional 2017, da qual o CEDEFOP é parceiro (#EUVocationalSkills).


Prémio Fundação Ilídio Pinho "Ciência na Escola"

Estão abertas, até ao dia 30 de novembro, as candidaturas à 15.ª edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho "Ciência na Escola". Nesta fase - de Concurso de Ideias  - os candidatos deverão apresentar propostas, havendo cinco escalões a concurso (consoante os ciclos de estudo dos alunos, desde o pré-escolar até ao ensino secundário).
Os projetos, subordinados ao tema "A ciência na escola ao serviço do desenvolvimento e da humanização", deverão demonstrar as potencialidades da ciência e da tecnologia como oportunidades de resposta aos desafios do mundo atual, tendo em vista a criação de um mundo melhor para todos. Deverão ainda estimular o interesse dos alunos pelas ciências, ter um caráter eminentemente prático e multidisciplinar, mobilizando as várias áreas curriculares para o seu desenvolvimento, e envolver os estudantes em experiências e trabalhos de grupo, que lhes permita reconhecer a importância do conhecimento e do método científico, nas suas atividades futuras.
A Fundação Ilídio Pinho, o Ministério da Educação e o Ministério da Economia celebraram um Protocolo com vista à instituição deste prémio anual.


Concurso "Love the Planet"

Demonstrar, através de um pequeno vídeo, que a sustentabilidade do planeta é hoje uma preocupação no contexto mundial, exigindo de todos alterações de comportamento, é o objetivo do concurso "Love The Planet" - uma iniciativa da Exponor - que procura, ainda, transmitir a ideia de que, alterando comportamentos em relação à vida de cada jovem na comunidade, estes terão capacidade de transformar o mundo.
Este concurso propõe, assim, que os jovens façam pequenas filmagens em vídeos sobre os momentos do seu quotidiano que considerem mais relevantes e característicos de comportamentos sustentáveis que tornem as rotinas mais fáceis, agradáveis e ecológicas.
"Love the Planet"  destina-se a todos os alunos de escolas públicas e privadas e de outras entidades formadoras que se encontrem a frequentar o ensino secundário ou o ensino superior. Os alunos poderão participar individualmente ou em grupo, até ao máximo de 4 elementos (independentemente do vídeo poder integrar mais pessoas).
Os vencedores de cada categoria a concurso receberão um diploma de vencedor e um prémio pecuniário.
Para participarem, os interessados deverão enviar os vídeos, até ao dia 31 de janeiro de 2018, para o endereço: ana.ferreira@exponor.pt



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