sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Boletim Informativo n.º 133 – 28/09/2012

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Pode aceder aqui à compilação do Boletim Informativo desde 2005.



Boletim Informativo n.º 133 – 28/09/2012


Publicado em Diário da República


Despacho n.º 12729-A/2012. D.R. n.º 188, Suplemento, Série II de 2012-09-27, do Ministério da Educação e Ciência – Gabinete do Ministro
Ajustamentos e adaptações aos manuais escolares.

Declaração de Retificação n.º 55/2012. D.R. n.º 189, Série I de 2012-09-28, da Presidência do Conselho de Ministros – Secretaria-Geral
Retifica a Portaria n.º 225/2012, de 30 de julho, do Ministério da Educação e Ciência, que cria os Cursos Básicos de Dança, de Música e de Canto Gregoriano dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e estabelece o regime relativo à organização, funcionamento, avaliação e certificação dos cursos, bem como o regime de organização das iniciações em Dança e em Música no 1.º Ciclo do Ensino Básico, publicada no Diário da República, 1.ª série, n.º 146, de 30 de julho de 2012.

Decreto-Lei n.º 214/2012. D.R. n.º 189, Série I de 2012-09-28, do Ministério das Finanças
Procede à primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 18/2010, de 19 de março, que estabelece o regime jurídico do Programa de Estágios Profissionais na Administração Pública.

Portaria n.º 294/2012. D.R. n.º 189, Série I de 2012-09-28, dos Ministérios das Finanças, da Economia e do Emprego e da Educação e Ciência
Aprova os Estatutos da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I.P.


Diplomas para Publicação em Diário da República


Despacho do Gabinete do Secretário de Estado do Ensino Superior:

– Homologação da alteração do Anexo aos Estatutos da Universidade de Lisboa.


Despachos do Gabinete do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar:

– Designação de representante do Ministério da Educação e Ciência no conselho de patronos da Escola Portuguesa de Moçambique, Centro de Ensino e Língua Portuguesa;
– Normas orientadoras para a constituição de territórios educativos de intervenção prioritária de terceira  geração, bem como as regras de elaboração dos contratos-programa ou de autonomia.


Informações Gerais


Aprendizagem e Ensino de Português Língua Não Materna

O Projeto de Ensino a Distância da Universidade de Coimbra [UC_D] leva a cabo entre 22 de outubro e 23 novembro de 2012 um curso na modalidade de formação de e-learning sobre "Aprendizagem e Ensino de Português Língua Não Materna". Trata-se de um curso não conferente de grau, com a duração de 25 horas, cujo prazo de inscrição é 30 setembro 2012.

O curso pretende corresponder às necessidades de formação básica e estruturante em Português como Língua Não Materna de um grupo diversificado de profissionais no ativo. Visa, nesse sentido, reunir formandos com experiências pessoais e profissionais distintas e mutuamente enriquecedoras nesta área. Dado, no entanto, o seu perfil propedêutico, o curso adequa-se, igualmente, a todos quantos, cumprindo as condições de acesso, manifestem interesse e curiosidade pelas temáticas a abordar.



VI Conferência Internacional do Plano Nacional de Leitura

Vai decorrer nos dias 2 e 3 de outubro na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, a VI Conferência Internacional do Plano Nacional de Leitura, subordinada à temática "Aprender a Ler".

A conferência conta com a participação de professores, jornalistas e estudiosos de diversas universidades e instituições nacionais e estrangeiras. O programa inclui conferências e painéis em torno da temática da conferência, bem como a apresentação de novos projetos do Plano Nacional de Leitura (PNL).



Comunidade de Prática PLE/PL2

A Comunidade de Prática PLE/PL2 é um ponto de encontro e um sítio de referência para professores de português língua estrangeira/língua 2 que se encontram em qualquer parte do mundo. É simultaneamente um sítio de informação, um centro de recursos e um fórum de discussão e de partilha de experiências, com um caráter transversal, atravessando sistemas de formação (inicial e contínua) e diferentes níveis de ensino (pré-escolar, básico, secundário e superior).

Abre com o tema "Os meios de comunicação social", apresentando projetos e boas práticas da sua utilização no ensino-aprendizagem da língua portuguesa. Encontrará a apresentação de dois projetos desenvolvidos por docentes da rede de docência do Instituto Camões. Comente e partilhe as suas experiências e boas práticas!



Serviço de Educação do Museu Nacional de Arte Antiga

O Serviço de Educação estabelece a relação entre o Museu e os seus diversos públicos através da realização de um programa de atividades centrado nas colecções e nos conteúdos das exposições temporárias, procurando corresponder aos interesses mais variados. O seu objetivo fundamental é, através de uma atitude lúdica de descoberta, motivar a observação e a reflexão, orientando e estimulando a participação individual.

Visitas Específicas: primeiro domingo do mês, 15h30
Visita/oficina destinada a crianças dos 6 aos 12 anos.
As atividades com o apoio direto do Serviço de Educação necessitam de marcação. Horário de atendimento: terça a sexta-feira, das 10h às 13h (telefone: 213.912.800). Pedidos de marcação por fax (213.973.703) ou correio eletrónico (mnaa.se@imc-ip.pt).


Qualquer cidadão pode fazer aqui a inscrição para receber o Boletim Informativo,
ou solicitar a anulação da mesma.


Ficha Técnica
Edição — CIREP
Coordenação — Preciosa Pais
Gestão de conteúdos — Lucinda Duarte; Erika Borges; Judite Nozes
Colaboração — Raquel Colaço, Dulcinea Cardim, Anabela Cubal

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